RNCD completa 4 anos de luta
No último dia 24 de setembro a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil) completou quatro anos de existência. Nascida na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir de uma pesquisa de Pós-Doutorado realizada por Ana Regina Rego na Escola de Comunicação da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Rede propôs, desde seu início, intervir no tecido social para o enfrentamento ao fenômeno da desinformação.
A curta história da RNCD relaciona inúmeros embates com o mercado da desinformação e congrega hoje 199 parceiros de todos os cantos do Brasil e de várias áreas das ciências, assim como do mercado da comunicação e de movimentos sociais. São instituições públicas e privadas, organizações sem fins lucrativos, veículos de comunicação alternativos, coletivos, projetos de extensão, núcleos e grupos de pesquisa, observatórios, rádios universitárias, televisões universitárias, museus, redes de diversas naturezas, programas institucionais e estúdios.
Através de seus parceiros, e em interação com eles, A RNCD trabalha em 8 principais eixos: – Pesquisa;- Jornalismo de verificação; -Monitoramento do debate público e escuta social;- Divulgação científica e comunicação educativa;- Educação midiática, Educomunicação, Literacia da mídia;- Direitos e defesa do consumidor/usuário;-Prevenção da violência em suas diversas raízes interseccionais; – Regulação das plataformas digitais e da “inteligência” artificial.
Atua comumente no enfrentamento à desinformação nas temáticas: -Defesa da democracia, política, instituições e eleições;_ Saúde, pandemia Covid-19;_ Meio ambiente;_ Racismo, machismo, misoginia;_ Educação;_ Plataformização da vida e “inteligência” artificial, dentre outras.
Hoje, a RNCD Brasil é uma tecnologia social, digital, informal e horizontal que tem como foco criar laços entre atores sociais para o enfrentamento à desinformação e consequente trabalho em prol da integridade da informação.
Para conhecer mais sobre a Rede, acesse o site ou o perfil no Instagram.